Pensamento, m. - Acto ou efeito de pensar. Qualquer acto de inteligência. Fantasia. Ideia. Espírito. Uso da razão. Reflexões

sábado, junho 07, 2014

NA LIXEIRA

Tenho-me abstido, por puro decoro, de fazer grandes comentários sobre a triste vida política nacional e, principalmente, sobre a indigente ignorância do espaço público indígena. No entanto, há comentários que não se contêm nas guelas e passam mesmo para o papel - mesmo que virtual: então o Dr. Costa, o salvador, vem pugnar pela salvação do país (que o seu partido arruinou) a apelar ao espírito reformista do anterior salvador sócrates, o pequeno, precisamente aquele que nos empenhou o futuro num desvario de corrupção e incompetência? A julgar pelos relatos que me chegam das ruas de Lisboa, Costa gosta mesmo de chafurdar no lixo mas, atenção, há limites. Sobra, no entanto, uma vantagem: em ganhando os senhores da dívida, quando daqui por dois ou três anos tivermos cá o programa de ajustamento versão 2.0, ninguém pode dizer que não foi avisado. Nos entretantos, é tentar ficar à distância porque, ao que parece tal como Lisboa, o fedor que já exala dessas supostas primárias, e sempre com tendência a piorar, é verdadeiramente insuportável.

Addendum: Uma breve nota para quem ainda não percebeu o filme: a razão pela qual não há eleições para Secretário-Geral do PS e há apenas "primárias", mesmo assumindo Seguro que se demite se as perder, é para que os "simpatizantes" amigos dos caciques que controlam o aparelho possam todos ir votar e, sem sequer ter que pagar quotas (os tempos fora do Governo são mais difíceis), espetar uma vitória estrondosa no Costa. Senão, se Seguro admite demitir-se se perder as "primárias", por que não convocar logo eleições para Secretário-Geral? Porque acha que haveriam eleições antecipadas? Alguma vez Cavaco convocaria eleições a meio de um processo eleitoral no maior partido da oposição? Nunca na vida, e Seguro sabe isso muito bem. Então, naturalmente, a única diferença prática são os ditos "simpatizantes". Vai ser de arromba.

Sem comentários: